Um espaço inovador no coração de São Paulo para aprender, fazer e se divertir. No PlastCoLab você vai ver e entender como a tecnologia e o plástico, aliados à criatividade, podem transformar o nosso futuro.

Venha viver experiências incríveis, como hóquei de robôs, drones, impressoras 3D e muito mais. E nas oficinas, palestras e hackathons você vai poder vivenciar na prática todas as possibilidades do plástico.
OFICINAS

As oficinas do PlastCoLab são abertas ao público. Você pode realizar sua pré-inscrição* para o dia e o horário desejados.

Confira abaixo a programação completa:
5 de dezembro 14h às 17h
Oficina de Objetos de Plástico com Moldes de Fabricação Digital

Apresentar um processo de reciclagem de plástico em pequena escala, inspirado pelo movimento maker, por meio de máquinas como: injetora, moedora e fresadora CNC. Apresentar os moldes impressos e fresados e peças recicladas, como carrinhos e barcos de brinquedo. Número máximo de participantes: 20. A partir de 16 anos.


Professor: Gui Kominami
MiranteLab





6 de dezembro 14h às 17h
Stencil

Oficina de Stencil em material plástico e cortadora a laser.
Nesta oficina de criatividade, os participantes aprenderão como confeccionar máscaras decorativas em EVA para pintura com stencil utilizando uma cortadora a laser, que garante rapidez e grande precisão nos detalhes. Número máximo de participantes: 12. A partir de 12 anos.


Professor: Roberto Stelzer
Garagem FabLab





7 de dezembro 14h às 17h
Impressão 3D na Prática

Nesta oficina explicamos como funcionam as impressoras 3D e ensinamos como preparar arquivos para impressão. Falamos dos diversos tipos de materiais e imprimimos um objeto ao vivo. Número máximo de participantes: 12. A partir de 14 anos.


Professor: Jan Van Bodegraven
Garagem FabLab





8 de dezembro 14h às 17h
Robótica para Crianças

A oficina de robótica é uma introdução ao movimento maker. Usaremos diversos recursos, como artes, eletrônica, lógica e até programação. Na primeira atividade faremos pintura com lápis de cor em impressões especiais, que sairão do papel através da realidade aumentada. Na segunda atividade iremos trabalhar o conceito de lógica com a reação em cadeia, criando um contraption (invenção ou bugiganga) com o uso de plástico. Na última atividade criaremos uma máquina de doces. Número máximo de participantes: 15. A partir de 7 anos. Menores de 10 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.


Professor: Charles Esteves Lima
Adoro Robótica





9 de dezembro 14h às 17h
Construção de Fliperama

Nesta oficina os participantes irão montar uma máquina de fliperama totalmente analógica. Um projeto exclusivo, criado por Roberto Stelzer, em que recursos de fabricação digital são mesclados a técnicas manuais, garantindo um aprendizado com muita diversão! Número máximo de participantes: 15. A partir de 10 anos. Menores de 10 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.


Professor: Roberto Stelzer
Garagem FabLab





12 de dezembro 14h às 17h
Montagem e Pilotagem de Drones

Proporcionar aos participantes a experiência de produção de um minidrone impresso em 3D, desde sua montagem até a experimentação de um voo. Número máximo de participantes: 20. A partir de 10 anos.


Professor: Carlos Cândido
MiranteLab





13 de dezembro 14h às 17h
Hortas Automatizadas

Serão introduzidas aos participantes as possibilidades de interação entre hortas e eletrônica, mostrando alguns projetos de Hortas Automatizadas, entre eles o HUA projeto desenvolvido na Residência Hacker. Número máximo de participantes: 14. A partir de 16 anos.


Professor: Rainer Grassmann
Arquiteto





14 de dezembro 14h às 17h
Vacuum Forming

Nesta oficina será apresentada a técnica de termoformagem, utilizada para transformar chapas plásticas planas em objetos tridimensionais, para os mais variados fins: fôrmas para chocolate, maquetes de arquitetura, placas de sinalização e decoração, confecção de máscaras e acessórios para cosplay, modelismo e tudo mais que a criatividade permitir. Número máximo de participantes: 12. A partir de 10 anos.


Professor: Roberto Stelzer
Garagem FabLab





15 de dezembro 14h às 17h
Brinquedos em Impressora 3D

Apresentar uma nova forma de tecnologia (impressão 3D) para a criação de bonecos e brinquedos; discutir sobre a ausência de bonecos e personagens que representem a diversidade da sociedade brasileira e criar personagens que estejam mais próximos da nossa cultura. Número máximo de participantes: 20. A partir de 12 anos.


Professor Gui Kominami
MiranteLab





16 de dezembro 14h às 17h
Acessórios com Corte a Laser

O objetivo deste workshop é ensinar o participante a desenvolver os seus próprios acessórios criativos utilizando o processo de corte a laser, apresentando técnicas, materiais e projetos que podem ser realizados. Número máximo de participantes: 10. A partir de 16 anos.


Professor: Carolina Cardoso
Garagem FabLab





PALESTRAS

As palestras do PlastCoLab são abertas ao público. Você pode realizar sua pré-inscrição* para o dia e o horário desejados.

Confira abaixo a programação completa:
8 de dezembro 15h às 16h
Você ainda vai ser um maker
Falaremos sobre o que é ser um maker, esse "fazedor de objetos", o que ele faz, aonde vai para fabricar o que deseja, por que prefere criar objetos com suas próprias mãos em vez de comprá-los. Mostraremos também algumas pessoas desse universo e contaremos suas histórias e objetos.


Professora: Heloisa Neves
We Fab






9 de dezembro 14h às 15h
Um outro olhar para a tecnologia
A diversidade na produção das novas tecnologias é central para pensar modelos mais justos de sociedade. O que pode mudar quando tecnologias são desenvolvidas por mulheres negras e indígenas? Essa e outras perguntas são o ponto de partida para as ações desenvolvidas por Pretalab, iniciativa do Olabi. que acredita no protagonismo dessas mulheres para provocar mudanças efetivas no mundo em que vivemos.


Silvana Bahia
Olabi






16 de dezembro 14h às 15h
Como ganhei meu primeiro hackathon criando um brinquedo
Nesta palestra vou contar como ganhei uma competição aos 8 anos criando um brinquedo chamado Caça-Herói, que pode ser replicado por qualquer criança. Tenho 9 anos, comecei a empreender aos 6 para comprar uma boneca e vou contar como tudo aconteceu, como palestrei na Campus Party, IBM, Microsoft e tantos outros lugares.
Se você acredita no seu sonho, venha me ver a traga sua família. Estou te esperando.


Manoela Meroti
Empreendedora






HACKATHONS

Os hackathons irão desafiar os participantes a criar novas soluções utilizando o plástico em suas mais
diversas possibilidades. Você pode realizar sua pré-inscrição* para o dia e o horário desejados.

Confira abaixo a programação completa:
10 de dezembro, 10h às 18h
Construção de Kit Maker

A educação infantil é uma das coisas que mais estão sendo repensadas atualmente. E ninguém melhor para repensar tudo do que o coletivo. Desenvolvimento de um jogo ou aplicativo que aplique o pensamento Maker para a educação infantil.
Desenvolver um kit educacional para a educação infantil com o uso específico de componentes plásticos reciclados.

Premiação: R$ 2.000,00 em vales-compra para o grupo vencedor.
Participação de até 25 pessoas, divididas em grupos.


Professor: Charles Esteves Lima
Adoro Robótica





17 de dezembro, 10h às 18h
Criação de protótipos para andar com a bike

Cada vez mais, em São Paulo e outras cidades do Brasil, os cidadãos utilizam a bicicleta como meio de transporte. Por isso é imprescindível pensarmos não só na infraestrutura da cidade, como em ciclovias e ciclofaixas, mas também na bicicleta em si. Durante esta maratona de design de um dia, vamos cocriar e prototipar acessórios para fazer as bicicletas ainda mais funcionais para os cidadãos. Esses acessórios serão produzidos a partir de objetos plásticos reciclados e transformados para terem novos usos como: porta-celular, porta-guarda-chuva, porta-trecos, cadeiras para passageiros, entre outras soluções inovadoras e sustentáveis.

Premiação: R$ 2.000,00 em vales-compra para o grupo vencedor.
Participação de até 20 pessoas, divididas em grupos.


Professora: Maria Augusta Bueno
São Paulo Lab





GALERIA

O que é o plástico?
O plástico é um material versátil, leve, pode ser moldado em várias formas e cores. Ele está em tudo o que nos cerca e deixa nosso dia a dia muito mais prático.

Imprimindo o Futuro

Imprimindo o Futuro 1

Imprimindo o Futuro 2

Imprimindo o Futuro 3
LOCALIZAÇÃO
Avenida Paulista, 1230
Em frente ao Shopping Cidade São Paulo

3 a 17 de dezembro
De terças a sextas, das 11h às 19h
Sábados e domingos, das 10h às 18h


Menores de 10 anos deverão obrigatoriamente visitar ou participar das atividades do PlastCoLab acompanhados de pais ou responsáveis.
* A pré-inscrição não garante a participação nas oficinas, palestras e hackathons. O critério para a participação é por ordem de chegada dos pré-inscritos.
O limite máximo de participantes para as oficinas e hackatons pode variar conforme o tema. O público das palestras está limitado ao máximo de 25 pessoas.
Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente: duvidas@plastcolab.com.br